CIJ reuniu voluntários para o Projeto “Minha História, Minha Vida”

A Coordenadoria da Infância e da Juventude realizou, na tarde desta sexta-feira (9), a primeira reunião do segundo semestre de sensibilização dos voluntários para a realização de atividades do projeto “Minha História, Minha Vida”.

Cerca de 30 voluntários, entre profissionais liberais, funcionários públicos e acadêmicos da UFMS participaram deste momento com a finalidade de sensibilizar a comunidade para o trabalho voluntário nas unidades de acolhimento da Capital (os antigos abrigos).

As servidoras da CIJ, Enilda M. Machado e Márcia Regina, propuseram uma reflexão sobre a importância de se tornar voluntário, as razões para participar do “Minha História, Minha Vida”, e a importância do comprometimento e o perfil pessoal para ser um colaborador.

Vale ressaltar que é importante que cada colaborador voluntário tenha clareza das motivações que o levam a querer participar do programa, permitindo um relacionamento mais profissional com o trabalho e um maior alinhamento de expectativas.

Conheça o projeto – O Projeto “Minha História, Minha Vida” é uma parceria da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMS com o Instituto Fazendo História, visando proporcionar às crianças e adolescentes de instituições o resgate de sua história de vida, mediante interações lúdicas que envolvem leitura de livros e contação de histórias realizadas por voluntários previamente capacitados que visitam as crianças nas instituições de acolhimento uma vez por semana pelo período de uma hora. Os voluntários selecionados comprometem-se pelo prazo de um ano com cada entidade.

O projeto visa dar meios à criança de conhecer, registrar e resgatar sua história de vida, adquirindo um conhecimento mais amplo de si mesma. Tudo isso ocorre mediante instrumentos lúdicos como leitura de livros infantis e atividade de contar histórias, utilizando os materiais mais diversos: lápis de cor, canetinhas coloridas, colas, tesouras e fotografias.

A mediação de leitura realizada pelo voluntário tem a finalidade de construir um álbum da história de vida de cada criança.

O álbum pertence à criança e ao adolescente, e vai registrar informações sobre sua identidade, seu passado, seu presente e seus sonhos para o futuro. Busca-se, assim, despertar nas crianças e adolescentes o gosto pelo mundo das histórias em geral, pela possibilidade de compartilhá-la e escutá-las, e em especial desenvolver o prazer pela leitura.

Um dos acadêmicos relata que foi muito produtivo e importante os esclarecimentos obtidos nesta tarde, pois será um voluntário a colaborar com a instituição “Peniel” contando estórias e confeccionando o álbum da vida de um acolhido.

Para uma das voluntárias da justiça restaurativa, esta é uma oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos em formação do ano passado sobre escuta ativa e comunicação não violenta, além de exercitar sua capacidade de acolher as diferentes histórias, sentimentos e comportamentos da criança/adolescente que atenderá na unidade de acolhimento. “Estou muito feliz”, completa ao final.

Se desejar se tornar um voluntário e possuir tempo diurno disponível, entre em contato por e-mail: minhahistoriaminhavida@tjms.jus.br ou pelos telefones (67) 3317-8644 ou 3317-8634.


Link original

Powered by WPeMatico